Upss...

Benchmark do Nokia N8 – 180% mais rápido que o N97

Nokia N8

Nokia N8

Acabo de ler uma notícia que me deixou mais empolgado ainda com o novo aparelho da Nokia, o N8.

Além de tudo que já foi anunciado (12 megapixels, Symbian^3, surround…) parece que ele tem muito mais a mostrar. O seu processador ARM 680MHz já havia sido criticado por algumas pessoas, mas parece que isso não impede que este seja um aparelho muito rápido.

Um site chamado Finest Fones conseguiu pegar um N8 para testes e resolveu verificar seu desempenho. Para isso ele utilizou um aplicativo de benchmark chamado Speedy Go!. Para quem não sabe, este utilitário é usado para testar dispositivos Symbian. Resultado? Bom, o protótipo Nokia N8 teve uma avaliação de velocidade 180% maior do que o do Nokia N97 e até 54% mais rápido do que o Samsung Omnia HD.

Parece que o Symbian^3 é capaz executar aplicativos gráficos de forma bem mais eficiente do que as versões anteriormente. Se for isso mesmo o hardware não precisa ser melhorado para que seu desempenho fique melhor. Será?

Mas o pessoal do Finest Fones não ficaram só nisso. Eles fizeram outra bateria de testes utilizando outro aplicativo, o FPC Bench. Esta é uma ferramenta específica para testes gráficos 3D. Neste teste o Nokia N8 conseguiu a marca de 60fps, a mais alta classificação que o software permite. Isso quer dizer que este deve ser um aparelho fantástico para gráficos!

Impressionante não é? Mas temos que lembrar que estes testes foram feitos com um protótipo do N8, isso quer dizer que ainda não estava totalmente finalizado e que ainda poderá sofrer modificações. Será que agora a Nokia irá retomar sua posição de melhor fabricante de smartphones? Depois da avalanche de aparelhos com Android, a melhoria no iPhone OS, a Nokia está mesmo precisando dar uma balançada no mercado para não ficar para trás.

E vocês? O que acham desta notícia? Será que o N8 vem para resgatar esta liderança? Ou será que é melhor esperar pelo MeeGo?

Posts relacionados:


Related Posts with Thumbnails
TAGS: ,

11 Comentários

  1. Anderson disse:

    Isso não diz muita coisa. O N97 é um aparelho antigo, de 2008, assim, já está ultrapassado [desde seu lançamento]. É gritante, por exemplo, a diferença entre um IPhone e um N97 na qualidade e rapidez do sistema operacional. O IPhone é muito melhor.

    Seria interessante uma comparação com aparelhos mais atuais e de sucesso, como o Nexus One, o novo IPhone, HTC desire, etc. Com o histórico da Nokia, acho que a Nokia perde feio.

    Na minha opinião, a Nokia está desesperada, anunciado aparelho para ser lançado daqui 1 ano aproximadamente. Eles não sabem o que fazer para não perder o mercado. Não trouxeram uma novidade substancial.

    O suporte aos seus aparelhos é muito fraco através da Ovi Store, com poucas coisas interessantes e de qualidade questionável. Acho que o N8 não resgatará a liderança. É preciso mais do que velocidade.

    É necessário qualidade, e por isso, acho que a Nokia não conseguirá oferecer algo melhor do que as concorrentes se não realizar uma revolução de verdade. E o N8 não traduz essa revolução, e o Meego ainda está no forno, e ninguém sabe ao certo se vai dar certo ou não, lembrando que houve a mesma especulação com o Maemo, e até agora, não fez grande diferença.

  2. Rafael disse:

    Olha, já que você perguntou… =)

    Uso um N97 praticamente desde a data do lançamento nos EUA. Só estou esperando sair a nova geração do iPhone. Quero tirar a cisma, pois com multitarefa parece uma boa opção. Minha única dúvida é se deixo ou não o N97 para minha namorada, pois tenho até vergonha de ela descobrir que usei um aparelho tão bugado e cheio de defeitos por tanto tempo. É ridículo o desempenho, estabilidade e qualidade de fabricação (descasca, arranha lente, etc etc etc)… Engraçado é que hoje assumo que eu era um daqueles insuportáveis Nokia lovers. Paciência, pelo menos para mim, após 5 aparelhos da marca, o trem NOKIA já passou e eu não arriscaria novamente com esse N8, dada a GIGANTESCA decepção com esse N97. Agora me dêem licença. Vou desligar o notebook, que desconectará o N97 via bluetooth, que reiniciará o aparelho sozinho. Isso sim, nunca falha. =)

  3. RicardoWateva disse:

    Que tal botarem o N8 pra rodar contra o N95?? Já sabemos que o N97 é lento d+ se comparado ao N95, então vamos pegar o melhor que existe no mundo symbian e rodar contra o mais novo integrante.

    Acredito que o "dual core" + chip gráfico do N95 iriam deixar a briga bem mais interessante. ;)

  4. VTR disse:

    Já saiu perdendo pro iphone, pelo menos em número, 20%. Se não me engano, a Iphone 3gs é 2x mais rápido do que a versão 3g. Falando no iphone, alguém sabe quando que vai sai essa nova versão? Valeu.

  5. Victor disse:

    Quem aqui ja viu um processador Celeron rodando Windows Vista ? parece uma carroça né ? Este mesmo processador Celeron rodando um Windows XP apresenta um diferença brutal de performance…Um Treo 650, por exemplo, que é baseado num Intel Xscale (mesmo a Intel já fabricou chips com núcleo ARM, sob a marca chamada XScale) de 312 MHz(ARM), consegue exibir vídeos em Divx com resolução de 320×240 sem falhas, tarefa que mesmo um Pentium II 266 tem dificuldades para realizar…processadores ARM são versateis possum poucas instruções para sua programção e o que é mais relevante ocupam pouca área, possuem arquitetura extremamente otimizada e possuem BAIXO consumo de energia !! ( Você também encontrará chips da fabricante britânica em roteadores sem fio da D-Link, Linksys e Netgear; em impressoras da HP, Konica Minolta, Lexmark. Eles também estão presentes em calculadoras gráficas da HP e da Texas Instruments; em aparelhos GPS da Blaupunkt, Garmin e TomTom; e em inúmeros outros dispositivos. Até mesmo o sistema de informação de voo da SpaceShipOne, é alimentado por um processador ARM) Seria até possível vermos processadores ARM operando a 2 ou 3 GHz o problema seria o elevando consumo de energia e a necessidade de operarem com dissipadores e coolers…ao contrario do que pode parecer …(sabiam que um iPhone 3G S que é vendido como um Samsung S5PC100, mas seu núcleo é um ARM de 600MHz ?? ) um processador operando a 1 GHz tem consumo maior do que um com 2 nucleos operando a 500 MHz. Acredito que um processador ARM (mais de 10 BILHÕES de unidades já foram produzidas !!) rodando um software refinado ainda é e será por muito tempo capaz de realizar grandes proezas no campo da infinidade de dispositivos portateis que temos hoje em dia…(A ARM, empresa britânica com sede em Cambridge, é praticamente desconhecida da maior parte dos usuários de dispositivos eletrônicos…dificilmente se verá uma campanha publicitária dela, seja em revista ou mesmo na TV) … vida longa e evolução aos ARM…

  6. Diogo disse:

    O iPhone 3Gs tem o mesmo processador desse que perdeu por 50%. O N8 “bateu no teto” do aplicativo, significa que ele vai além em desempenho gráfico.

  7. Paulo_Gyn disse:

    Comparar com o N97 é até engraçado, o celular que levou a tantos debates e até um CEO da empresa falar que foi um cel bugado.

    O N8 pra mim está em 2008 em comparação aos atuais cel que vão ser lançados no segundo semestre comparando SO. Acho que tem que ser um todo a evolução do mesmo, o novo Milestone vai ser o bicho, só a camera que vai ficar inferior com 8mpx, mas SO Android 2.2, HDMI 4.1" de tela e gravar video 720p. E o novo Iphone, ninguem sabe o que vai ser, só se sabe do SO que vai ter a tão aclamada multitarefa.

    Agora a Nokia tem um problema sério quanto aos antigos aparelhos, exemplo: O Milestone vai receber a versão 2.2 do Android, o N97 não ira receber a atualização do Symbian^3, são varios aparelhos e com FP específicas para cada série E, N, C.

    Ficar no TOP, complicado demais falar nisso agora, muita agua vai rolar até o final do ano, e muita coisa vai aparecer no segundo semestre.

    Um exemplo é comparar no N8 com o novo Iphone, mesmo sendo oficial não rende 10% na midia mundial sobre um que a versão não oficial nem tem SO Funcional nas carcaças desviadas.

    Vamos esperar, vai ser muito bom para o consumidor.

  8. Pablo Muro disse:

    É engraçado, acho que muita gente faz comentários sem saber do que está falando, hoje tenho um N97 com a última versão de SW, já tive um Milestone novo e acabei trocando por um N97 usado, e por falar em bugs, o Milestone é campeão, quase todos os dias dá uma reiniciadazinha, meu N97 não é tão rápido quanto o Milestone, mas nunca me acordou de madrugada reiniciando, e nunca aconteceu de não tocar o despertador de manhã porque estava travado, acho que mesmo com "tantos bugs" , o N97 é bem mais confiável que o Milestone, se formos falar de bateria e usabilidade como telefone, dá até pena do Android, tente salvar um número de telefone no SIM card com o Android, tente editar um número de um contato apenas para discar, na minha opinião, apesar de tudo, a Nokia nunca se esquece que se trata de um telefone, ah esqueci, não precisa nem falar da câmera, depois do Milestone, não acredito que a Motorola vai deixar de fazer suas "besteirinhas" no Droid2.

Deixe seu comentário


PageRank Central Blogs